Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation

4 dicas para melhorar os resultados financeiros da sua empresa

Os resultados financeiros de uma empresa são um indicativo fundamental para você perceber se ela está indo bem e se tem uma boa perspectiva de futuro. Se os números de uma empresa estão no vermelho, é preciso aproveitar este sinal e fazer o que for necessário para que os índices do negócio melhorem.

A gestão financeira é considerada o ponto central de uma organização, afinal, é ela que viabiliza suprimentos para todos os outros. Logicamente, a saúde desse setor depende das ações que o gestor adota.

Quer melhorar os resultados financeiros e não sabe como? Nosso post traz 4 dias valiosas:

1. REGISTRE TODAS AS RECEITAS E DESPESAS

A mais básica de todas as práticas para não se perder nas contas é ter o controle de tudo que entra e sai do caixa, classificando cada uma das movimentações de dinheiro e conhecendo as áreas em que a empresa mais gasta.

As entradas e saídas de recursos devem ser detalhadas e especificadas por datas. Os recebimentos, por exemplo, podem ser divididos de acordo com as formas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão, duplicatas etc).

No caso das saídas, registre todos os gastos do negócio, sejam eles fixos (salários, aluguel, impostos, contas de consumo, entre outros), sejam variáveis (multas, consertos, viagens de negócios etc.)

2. USE UM SOFTWARE DE GESTÃO

É verdade que fazer um controle financeiro de despesas e entradas é imprescindível. Mas, fazer isso tudo e controlar as demais tarefas que envolvem essa área de forma manual é pouco prático hoje em dia.

Graças ao avanço da tecnologia, você pode utilizar sistemas de gestão que fazem a maior parte do trabalho para você, gerando relatórios e gráficos mensais que ajudam a controlar as operações e a entender a real situação da sua empresa.

Dessa maneira, você pode focar em outros setores que também precisam da sua atenção.

3. SEPARE BEM AS FINANÇAS

Um erro muito comum de empreendedores,  é misturar o dinheiro de sua conta pessoal com o da empresa. Apesar de parecer algo simples, essa regra não é seguida por alguns empresários e pode levar seu negócio à falência.

Quando se trata da empresa, todo o dinheiro que circular deve ser absolutamente para ela. Não tire dinheiro do bolso para pagar custos empresariais, mesmo que você pense que não lhe fará falta e vice-versa. Isso compromete a noção que se tem de quando capital está no negócio e, a médio e longo prazo, comprometerá as finanças.

3. IDENTIFIQUE OS MAUS PAGADORES

É impossível crescer se nenhum dinheiro entrar no caixa, certo? Por isso, é fundamental identificar clientes mau pagadores e analisar se vale a pena continuar prestando serviços ou vendendo produtos para essas pessoas.

Você pode montar uma lista com esses nomes para considerar vender para aquele consumidor e, também, para diminuir as taxas de inadimplência do seu negócio.

Além disso, você ainda pode utilizar essa prática para elaborar sistemas de cobrança, definindo data para início do pagamento, responsável pela tarefa, meio de pagamento, taxas de juros sobre o atraso, entre outros.

Lembre-se que as abordagens de cobrança devem ser realizadas de maneira firme e direta, porém, sempre educada.

Com essas dicas, será possível melhorar a utilização dos seus recursos e colher mais frutos daqui para frente. Boa sorte!